23 de novembro de 2018: Quando uma corrente de vento solar atinge a Terra, os magnetômetros ao redor do Círculo Polar Ártico normalmente ficam descontrolados , suas agulhas balançam caoticamente enquanto os campos magnéticos locais reagem ao impacto do vento solar. Em 18 de novembro, no entanto, algo bem diferente aconteceu. O vento solar atingiu a Terra e produziu… uma onda sinusoidal pura e quase musical:
Rob Stammes registrou o evento do Polarlightcenter, um observatório magnético nas Ilhas Lofoten da Noruega. "Uma oscilação magnética muito estável ~ 15 segundos começou e persistiu por várias horas", diz ele. "O campo magnético oscilava de 0,06 graus, pico a pico, com a regularidade de um metrônomo."
Imagine soprar em um pedaço de papel, fazendo-o vibrar com a respiração. O vento solar pode ter um efeito similar nos campos magnéticos. As ondas gravadas por Stammes são essencialmente flutuações que se propagam pelos flancos da magnetosfera terrestre, excitadas pela respiração do sol. Pesquisadores chamam de "pulsações contínuas" - ou "Pc" para breve.
"Um magnetômetro muito sensível é necessário para registrar essas ondas delicadas", diz Stammes. “Eu uso um magnetômetro mecânico com barras magnéticas suspensas por um fio especial. LEDs e detectores de luz em uma caixa escura isolada registram o movimento dos ímãs, enquanto as pás no óleo amortecem a interferência não magnética. ”
Ondas de PC são classificadas em 5 tipos, dependendo do seu período. As ondas gravadas por Stammes caem no intervalo de 15 a 45 segundos - isto é, Pc3. Pesquisadores descobriram que as ondas Pc3 às vezes fluem ao redor do campo magnético da Terra e causam uma “ instabilidade lacrimejante ” na cauda magnética do nosso planeta. Isto, por sua vez, pode preparar o terreno para uma explosão, à medida que os campos magnéticos na cauda se reconectam.
Um quarteto de naves espaciais da NASA sobrevoou recentemente uma dessas explosões. Na semana passada, pesquisadores da Universidade de New Hampshire relataram que quatro espaçonaves Magnetischeric Multiscale (MMS) passaram vários segundos dentro de um evento de reconexão magnética enquanto orbitavam pela cauda magnética da Terra. Sensores na espaçonave registraram jatos de partículas de alta energia emergindo do local da explosão. Um jato foi apontado diretamente para a Terra e, provavelmente, provocou auroras quando atingiu a atmosfera superior.
Stammes gravou muitas ondas Pc no passado , "mas esta é a primeira vez que detecto a categoria Pc3", diz ele. "Este foi um episódio muito raro, de fato."
Nenhum comentário:
Postar um comentário