Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ONU contabiliza sucessos no alcance das Metas do Milênio



Em encontro de alto nível em Nova York, Secretário-Geral diz que pobreza baixou, saúde melhorou e alfabetização subiu; mas há áreas que ainda precisam de atenção com saneamento básico e mortalidade infantil, entre outras.
Ban Ki-moon discursa no encontro de alto nível em Nova York. Foto: ONU/Paulo Filgueiras
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
As Nações Unidas se reúnem nesta segunda-feira para fazer um balanço dos resultados dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O encontro reúne autoridades, chefes das agências e fundos da ONU como o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva. A reunião "Avançando com as Recomendações Regionais Pós-2015: Um Diálogo entre a Sociedade Civil, Governos e Representantes da ONU" se baseia ainda nas recomendações feitas por um painel de especialisats no tema.
Água e Saneamento
De acordo com as Nações Unidas, os níveis de pobreza caíram, os índices de alfabetização subiram e o estado da sáude melhorou. Mas há outras áreas que ainda precisam de atenção como o combate à mortalidade infantil, o acesso a água e saneamento básico entre outras.
Ao discursar na abertura do debate, o Secretário-Geral Ban Ki-moon destacou a cooperação da sociedade civil com os governos para se alcançar as metas.
O Secretário-Geral convidou os participantes a explorar como melhor utilizar a inovação no serviço das Metas do Milênio. Ele lembrou que o debate reúne líderes e especialistas na área.
Indicadores
Ban disse ainda que 13 anos após os países da ONU terem decidido melhorar os indicadores sócio-econômicos, o mundo está chegando unido a resultados. 
Mas ele afirmou também que faltam apenas 829 dias para 2015, o prazo final das Metas. Ao apresentar um plano para acelerar os resultados de alcance dos oito objetivos, Ban disse que é preciso examinar duas tendências: a filantropia e a inovação em ciência e tecnologia.

Nenhum comentário: