Terra ao vivo vista do espaço. Acompanhe o link ao vivo da Estação Espacial Internacional (ISS).

A Terra vista do espaço ao vivo, 24hs por dia; companhe o link ao vivo da Estação Espacial Internacional (ISS).
Broadcast live streaming video on Ustream

Condições atmosfericas em tempo real

Inscrições abertas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O universo tem cheiro do que?

O universo tem um cheiro semelhante ao de uma corrida Nascar, metal quente, fumaça de óleo diesel e fumaça de churrasqueira. A fonte? Estrelas moribundas, principalmente.
Os subprodutos da combustão desenfreada disso tudo são compostos fedorentos chamados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.”Estas moléculas parecem estar em todo o universo”, diz Louis Allamandola, fundador e diretor do Laboratório de Astrofísica e Astroquímica da NASA. “E eles estão em todos os lugares, aparecendo em cometas, meteoritos e poeira espacial.”

Estes hidrocarbonetos podem ter sido pré-selecionados para a base das primeiras formas de vida na Terra. Não surpreendentemente, os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos podem ser encontrados no carvão, petróleo e até mesmo na comida.
Apesar dos humanos nāo poderem sentir o puro cheiro do espaço exterior, quando os astronautas estão fora da ISS (Estação Espacial Internacional), eles relatam um cheiro de carne “frita” ou “queimada”, e eles não estão apenas sonhando com uma refeição caseira.
O cheiro do espaço é tão distinto que, há cinco anos, a NASA pediu para a fabricante de fragrâncias Omega Ingredients recriar alguns odores espaciais para suas simulações de treinamento. “Recentemente produzimos o cheiro da lua”, diz Steven Pearce, da Omega Ingredients.
Allamandola explica que nosso sistema solar é particularmente picante, porque é rico em carbono e pobre em oxigênio. Estrelas ricas em oxigênio, no entanto, têm aromas que lembram uma churrasqueira. Depois de deixar a nossa galáxia, o cheiro pode ficar muito interessante. Nuvens moleculares repletas de minúsculas partículas de poeira sediam uma verdadeira miscelânea de odores, desde aromas doces até cheiro de ovo podre, vindo do enxofre. [PopSci]
Leia mais em 
Postar um comentário

*

*
Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

*

*

Postagens populares da semana - Veja no rodapé do blog o índice completo de postagens

.

Marcadores - Índice de postagens por ordem alfabética