Dona Divina * Um desenho para o mundo novo * Acesse o link https://donadivina.app * Clique na imagem

Dona Divina * Um desenho para o mundo novo * Acesse o link https://donadivina.app * Clique na imagem
O mundo precisa de novos olhares e soluções inovadoras para resolver questões de emergência climática, sanitária, ambiental, social e outras mais. Todas estão interligadas. Neste sentido é necessário que haja inovação em processos, relações e na produção, quer seja de serviços ou de produtos. Dona Divina * Um desenho para o mundo novo * Acesse o link https://donadivina.app * Clique na imagem

terça-feira, 29 de março de 2011

Brasileiros criam superplástico com abacaxi e banana



Os bioplásticos feitos com nanocelulose extraída do abacaxi são 30 vezes mais leves e de 3 a 4 vezes mais fortes do que os plásticos usados nos carros hoje.[Imagem: Mikael Ankerfors]

Cientistas brasileiros querem que os chamados "carros verdes" - carros ambientalmente corretos, ou menos ambientalmente danosos do que os atuais - tenham o verde guardado fundo em suas fibras mais íntimas.
Segundo Leão, as fibras retiradas do abacaxi e da banana parecem ser frágeis, mas, quando testadas na forma de fibras de nanocelulose, elas são extremamente fortes - quase tanto quanto o famoso Kevlar, usado na fabricação de roupas à prova de bala.
Com a vantagem de que, ao contrário do Kevlar e de outros plásticos tradicionais, que são feitos de matérias-primas oriundas do petróleo e do gás natural, as fibras de nanocelulose são completamente renováveis.
"As propriedades desses plásticos são incríveis," disse Leão. "Eles são leves, mas muito fortes - 30 vezes mais leves e de 3 a 4 vezes mais fortes. Nós acreditamos que uma grande variedade de peças de automóveis, incluindo painéis, pára-choques e painéis laterais, será feita de nanofibras de frutas no futuro."
E em um futuro próximo: segundo Leão, os superplásticos à base de nanocelulose poderão estar no mercado dentro de dois anos.
Além do aumento na segurança, os bioplásticos permitirão a redução do peso do veículo, com um ganho direto na economia de combustível.
O pesquisador brasileiro cita ainda outras vantagens. Segundo ele, os plásticos com as nanofibras de frutas incorporadas têm maior resistência a danos causados pelo calor e por derramamento de líquidos, como a gasolina.

Matéria completa em : SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Brasileiros criam superplástico com abacaxi e banana. 28/03/2011. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=super-plastico-abacaxi-banana. Capturado em 29/03/2011. 

2 comentários:

maarw7 disse...

Quantas toneladas de abacaxis serão necessarios para se processar uma tonelada de plasticos.?

Deise Nascimento disse...

Bom dia

Obrigada por sua participação. Na verdade este é um experimento e não está ainda em uso para agricultura em escala de comercialização.
Veja a matéria completa em http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=super-plastico-abacaxi-banana&id=010170110328&ebol=sim#Imprimir
Segundo a reportagem " O processo é caro, mas é necessário apenas um quilograma de nanocelulose para produzir 100 quilogramas de plásticos leves e super-reforçados."

Um abraço
Deise Nascimento

http://www.facebook.com/deise.nascimento

http://twitter.com/deisenascimento

http://rede-dna.ning.com

http://deisenascimento.blogspot.com/

http://www.google.com/profiles/deisemara.nascimento

Orkut Deise Nascimento

Instituto Árvore da Vida

http://ongiav.blogspot.com

In Eco Brasil