Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cientistas não sabem onde está o calor do aquecimento global

Onde está o calor do aquecimento global?


[Imagem: NASA]

As ferramentas de observação atualmente disponíveis não conseguem explicar aproximadamente metade do calor que se acredita estar se acumulando na Terra nos últimos anos.Enquanto os instrumentos dos satélites artificiais indicam que os gases de efeito de estufa continuam a aprisionar cada vez mais energia solar, ou calor, desde 2003 os cientistas têm sido incapazes de determinar para onde está indo a maior parte desse calor.
Isso leva a uma de duas possibilidades: ou as observações dos satélites estão erradas ou grandes quantidades de calor estão indo para regiões que ainda não são adequadamente monitoradas e medidas, como as partes mais profundas dos oceanos.
Para agravar o problema, as temperaturas da superfície da Terra apresentaram uma forte estabilização nos últimos anos. Contudo, o derretimento das geleiras e do gelo do Ártico, juntamente com a elevação dos níveis do mar, indicam que o calor continua tendo efeitos profundos no planeta.
Os dados dos satélites artificiais indicam que a Terra está recebendo mais calor do Sol do que refletindo para o espaço. Mas os instrumentos não conseguem encontrar onde esse calor está se acumulando.
Fonte: SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Cientistas não sabem onde está o calor do aquecimento global. 20/04/2010. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=calor-do-aquecimento-global. Capturado em 13/05/2010.

Nenhum comentário: