Terra ao vivo vista do espaço. Acompanhe o link ao vivo da Estação Espacial Internacional (ISS).

A Terra vista do espaço ao vivo, 24hs por dia; companhe o link ao vivo da Estação Espacial Internacional (ISS).
Broadcast live streaming video on Ustream

Condições atmosfericas em tempo real

domingo, 25 de janeiro de 2015

Cidades na Terra evoluem da mesma forma que galáxias no espaço

(FOTO: NASA)


Descoberta original de astrofísicos dialoga com conhecidas leis de escala da sociologia para criar pela primeira vez uma teoria unificada da evolução urbana




Existem certas leis familiares aos sociólogos que explicam de um jeito inacreditavelmente preciso a forma como vivemos em nossas cidades. Uma delas é a lei de Zipf: ela determina que, por exemplo, se a maior cidade de um país possui 10 milhões de habitantes, a segunda da lista tem 10 milhões dividido por dois, a terceira 10 milhões dividido por três, e assim por diante. Outros exemplos das chamadas leis de escala ou de potência são aquelas que calculam com precisão o alastramento de doenças ou então a probabilidade de duas pessoas serem amigas em uma cidade grande. Apesar de funcionarem muito bem, até então ninguém sabia explicar o porquê e nem de onde elas vinham. Uma dupla de astrofísicos acredita que acabou de descobrir nas estrelas a resposta para o enigma.
Henry Lin e Abraham Loeb, do Harvard-Smithsonian Centre for Astrophysics, descreveram uma teoria unificada para as leis de escala de populações humanas – algo que até então ninguém havia feito. Para isso eles utilizaram modelos cosmológicos que mostram a evolução das galáxias com base na densidade de matéria que elas abrigaram ao longo do tempo. “Nós tratamos a densidade populacional como a quantidade fundamental, pensando nas cidades como objetos que se formam quando a densidade populacional excede um limiar crítico”, escreveram no artigo. “A situação é, portanto, conceitualmente e matematicamente análoga à formação de galáxias no universo”, afirmaram.
Depois de chegarem a esta conclusão, os pesquisadores simplificaram a abordagem para verificar até onde ela podia chegar. Eles descobriram que o sistema era extremamente abrangente. “Nós derivamos um modelo estatístico simples que explica todas estas leis de escala em apenas um princípio unificado envolvendo o crescimento espacial aleatório de aglomerados de pessoas em todas as escalas”, escreveram. Em outras palavras, além de terem sintetizado uma teoria geral da evolução urbana, os astrofísicos ainda conseguiram determinar que as mesmas leis ocultas que regem comportamentos humanos consideravelmente complexos comandaram também a formação da própria galáxia em que vivemos – e de todas as outras no universo.
Via Quartz
Fonte 
Postar um comentário

*

*
Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

*

*

Postagens populares da semana - Veja no rodapé do blog o índice completo de postagens

.

Inscrições abertas

Marcadores - Índice de postagens por ordem alfabética