Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Um buraco negro que você pode visitar e sobreviver


Quer uma viagem através de um buraco negro, sem ter a experiência incômoda da morte? Você está com sorte. Há um tipo especial de buraco negro que pode levá-lo a um outro tempo, ou talvez até um outro universo.



Os buracos negros são, tradicionalmente, as coisas mais assustadoras do universo. Enormes e misteriosos, eles vagam pelo universo sugando tudo o que se aproxima deles – qualquer coisa que ultrapassa o limite chamado “horizonte de eventos” não pode mais voltar, nem mesmo a luz. Uma vez que nem mesmo um fóton pode voltar quando atravessa essa barreira, nenhum evento que acontece dentro do horizonte de eventos pode ter um efeito sobre as pessoas de fora.



 Mas há um tipo especial de buraco negro – chamado buraco negros em rotação -, que foi descoberto na década de 1960 pelo físico Roy Kerr. Não foi exatamente um choque, porque a maior parte do material que cai em um buraco negro já está girando. Às vezes, porém, a rotação de buracos negros vai um pouco além. Já virou um copo de água ou garrafa de refrigerante, de modo que o líquido dentro acaba formando um redemoinho? Às vezes, se você girar o suficiente, o líquido deixa um centro aberto e um anel de líquido girando em torno dele. O mesmo tipo de coisa pode acontecer em buracos negros de Kerr. Em vez de uma singularidade no centro, há um anel. E você pode passar por ele sem ser dilacerado. O que há do outro lado? Muitas pessoas se perguntam. Algumas pessoas pensam que este tipo de buraco negro pode ser a chave para a viagem no tempo. Eles podem ser buracos de minhoca que nos permitem saltar entre diferentes pontos do universo. Ou eles podem ser portais para diferentes universos. Primeiro vamos ter de encontrar um, e depois vamos precisar de alguns voluntários para entrar neles. Você toparia? [io9NASADiscovery]

Nenhum comentário: