Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

domingo, 20 de outubro de 2013

O Phonebloks é o último smartphone que você vai ter na vida; saiba por quê

Conceito de gadget montado de acordo com necessidades do consumidor tenta fazer sucesso e revolucionar o mercado de eletrônicos

hypeness_logo2-108x108
Os fabricantes de smartphones competem para que seus produtos sejam cada vez mais comprados por cada vez mais pessoas. A competição faz com que, a cada lançamento de novos modelos, mais consumidores pensem que eles precisam trocar os seus – e como acabam trocando, uma boa parcela do lixo eletrônico produzido no mundo é composta por celulares e smartphones. Mas e se fosse criado um gadget definitivo, que nunca mais precisasse ser trocado? Bom, já existe algo muito próximo disso e se chama Phonebloks.

Trata-se, na verdade, de um conceito desenvolvido pelo designer Dave Hakkens. Ele pensou em como seria mais fácil para os consumidores se eles pudessem criar seus próprios smartphones, escolhendo quais seriam seus componentes de acordo com suas necessidades de consumo e montando os aparelhos da forma que achassem melhor.
Veja nas imagens e no vídeo abaixo (com legendas opcionais em português) como funciona o projeto Phonebloks.
Hakkens explica que as empresas não precisariam abdicar da disputa por vendas, já que elas ainda seriam responsáveis pela fabricação desses componentes, que poderiam ser vendidos pela internet. Mas é claro que, para que o projeto funcione, uma mudança na visão da relação de consumo como um todo seria necessária.
O projeto está disponível em uma plataforma de crowdspeaking chamada Thunderclap. De forma diferente do crowdfunding, por exemplo, a intenção não é angariar fundos para a realização do projeto, mas sim espalhar a ideia para o maior número possível de pessoas pelo mundo.
Quem quiser colaborar pode “doar seu interesse” para o produto, ajudando-o a atingir o maior impacto social possível.  Para fazer isso basta clicar aqui.
Via Hypeness.

Nenhum comentário: