Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Em 2012, Brasil é a sede global das atividades oficiais de celebração do dia 5 de junho.


Nairóbi / Rio de Janeiro, 1 de junho de 2012 – Do plenário do Senado Federal às ruas do Rio de Janeiro, se iniciaram hoje as atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente (WED), que acontece anualmente no dia 5 de junho e, em 2012, será sediado pelo Brasil.
Com o tema “Economia Verde: Ela te inclui?”, o Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 deverá engajar pessoas em todo o mundo em milhares de atividades ambientais que acontecerão em torno do dia 5 de junho de 2012.
Aproximadamente uma semana após o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Brasil receberá governantes de todo o mundo para a Conferência Rio+20, que terá como tema central a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.
Na corrida para a Rio+20, o Dia Mundial do Meio Ambiente irá promover o papel ativo de comunidades em todo o mundo na transição para uma economia verde, eficiente em recursos e com baixa emissão de carbono.
Da Argélia a Auckland, cerca de oito mil atividades agendadas para o dia 5 de junho já foram cadastradas no site www.unep.org/wed por participantes do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Ainda há bastante tempo para se envolver no WED 2012. O público está sendo estimulado a visitar o site www.unep.org/portuguese/wed e cadastrar suas atividades verdes para o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) também lança, no dia 6 de junho, o Panorama Ambiental Global 5 (GEO-5). Após três anos de preparação, que envolveu cerca de 300 especialistas ambientais, o GEO-5 é a mais abrangente análise ambiental da ONU. Na rota até a Rio+20, o GEO-5 irá avaliar o estado do meio ambiente global e acompanhar o progresso rumo às metas internacionais de sustentabilidade.
Destaques da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 no Brasil:

1º de junho de 2012


● Abertura da Green Nation Fest
Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro
Uma celebração de meio ambiente, educação e entretenimento, o Green Nation Fest uniu-se ao PNUMA para celebrar o Dia do Meio Ambiente através do cinema, novas mídias e outras atividades culturais. Os dez dias de festividades devem mobilizar ações comunitárias no Brasil, com o intuito de promover desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis. Acesse aqui o site oficial (em português):www.greennationfest.com.br

2 de junho de 2012


● Lançamento do Passaporte Verde
Corcovado, Rio de Janeiro

A Rio+20 trará ao Brasil centenas de delegados de todas as regiões do mundo, lotando os hotéis e explorando a região – ações que podem deixar uma pegada significativa de carbono na cúpula. O PNUMA uniu-se ao governo do Brasil para desenvolver um novo aplicativo para smartphones que fornece informações sobre mais de 400 locais ambientalmente saudáveis e de serviços turísticos no Rio de Janeiro. O PNUMA também produziu diretrizes de sustentabilidade para os hotéis da cidade. Com o Brasil como sede da Copa Do Mundo da FIFA de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o Passaporte Verde é um novo marco rumo ao desenvolvimento do turismo sustentável no país.

4 de junho de 2012

● Desafio do WED de Plantio de Árvores com Gisele Bündchen
Green Nation Fest, Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro
A Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA, Gisele Bündchen, plantará a primeira das 50 mil novas árvores que serão símbolo do Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento marca a conclusão do Desafio do WED do ano passado, quando a supermodel competiu com o ator americano e também Embaixador da Boa Vontade do PNUMA, Don Cheadle, para incentivar a participação global no Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a vitória da modelo brasileira no Desafio do WED, uma nova floresta será plantada em seu país. Imediatamente após o ato simbólico, Gisele se unirá à Izabella Teixeira, Ministra de Meio Ambiente do Brasil, ao prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e ao Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, para uma coletiva para a imprensa e estudantes.

Lançamento do Instituto Global para Tecnologias Verdes e Emprego
13h, Coppe-UFRJ

O Diretor-Executivo do PNUMA, Achim Steiner, participará da mesa-redonda de lançamento do Instituto.
● Prêmio Campeões da Terra do PNUMA
Coletiva de Imprensa: 16:30-17:45, Salão Azul, Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro
Cerimônia de entrega do prêmio: 20:00-00:00, Salões Cristal, Palm e Galeria, Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro
O emblemático prêmio ambiental da ONU será apresentado em conjunto com o WED pela primeira vez este ano. O prêmio Campeões da Terra reconhece líderes nos campos da política, ciência, empreendedorismo e lideranças de base. Este ano, a Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA, Gisele Bündchen, irá fazer a entrega dos prêmios aos Campeões da Terra 2012, ao lado do Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner..

5 de junho de 2012

● Celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente no Palácio Presidencial
11:00, Palácio do Planalto, Brasília

A Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, irá apresentar um pacote nacional de medidas ambientais para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma sessão especial da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 acontecerá logo em seguida ao anúncio. 

6 de junho de 2012


● Lançamento mundial do Panorama Ambiental Global 5 (GEO-5) do PNUMA
Coletiva de Imprensa e Painel de Discussões
10:30-12:45, Palácio Itamaraty, Centro, Rio de Janeiro

O GEO-5 é a mais abrangente análise ambiental da ONU. O estudo, que será lançado oficialmente no Rio de Janeiro, fornece uma análise aprofundada sobre o estado ambiental global e inclui contribuições de aproximadamente 300 especialistas de todo o mundo. O GEO-5 também irá revelar o nosso progresso rumo às metas internacionais de sustentabilidade. Lançamentos paralelos acontecerão em diversas localidades ao redor do globo. Para mais informações sobre o GEO-5, acesse: www.unep.org/geo

Celebrações por todo o mundo

Além do Brasil, celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente estão sendo organizadas por indivíduos, organizações e comunidades em dezenas de localidades.
Um mapa interativo com as atividades globais do Dia Mundial do Meio Ambiente pode ser visualizado nohttp://www.unep.org/wed/aroundtheworld/activitymap/

Entre essas atividades, estão:
Bélgica

3-8 de junho – Bee Biodiversity Garden (Jardim de Biodiversidade – Abelhas)
Local do evento: Parlamento Europeu, Bruxelas
Milhares de plantas que convivem em harmonia com as abelhas serão exibidas na praça localizada em frente ao Parlamento Europeu, com displays e stands de informação.

Suíça

2 de junho – Celebração marca o 10º aniversário da entrada da Suíça nas Nações Unidas, 40º aniversário do PNUMA e 20 anos da Conferência ECO 92.
Local do evento: Parc La Grange, Geneva
Exposições do PNUMA e outras organizações ambientais, Paint Party sobre Economia Verde, competição pelo piquenique mais sustentável, música e jogos.

Quênia

5 de Junho – Heróis Verdes PNUMA/Mathare: Iniciativa de Gestão de Resíduos para a Economia Verde
Local do evento: Mathare, Nairobi
Um dia de educação sobre gestão de resíduos, futebol e diversão, organizado por Maji Mazuri, uma organização para o desenvolvimento comunitário operada pela juventude de Mathare, uma das maiores favelas da capital do Quência.

Iraque
5 de junho – Festival de Arte ONU-HABITAT WED
Local do evento: Hillah Youth Centre, Hillah, Iraque
O Festival terá competições de desenho e redação sobre temas ambientais. 
Tailândia
5 de junho – Seminário de Economia Verde
Local do evento: Bancoc
O Quê: Organizado pelo PNUMA e pelo Centro Para Pessoas e Florestas, o seminário terá como tema “A Economia Verde a as inundações tailandesas”.
Estados Unidos
5 de junho – Painel de Discussões sobre Cidades Sustentáveis e a receptividade do Dia Mundial do Meio Ambiente
Local do evento: Escritório do Green Building Council dos Estados Unidos, Washington DC
Organizado pel PNUMA, Green Building Council dos Estados Unidos e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, o painel terá como tema “Cidades Sustentáveis e a Conferência da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20)”.
Panamá
5 de junho – Exibição do Documentário: “What I Grasp and What I See” (O Que Eu Entendo e O Que Vejo)
Filme narrado por comunidades de ribeirinhas de duas bacias hidrográficas do Panamá. A exibição será apresentada pelo PNUMA, PNUD, Autoridade Nacional do Meio Ambiente, Autoridade do Canal do Panamá e será seguido por um painel de discussões com diretores e participantes.

Observações aos Editores

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente (WED) é a maior e mais celebrada data global para ações ambientais positivas e acontece todos os anos no dia 5 de junho.
As celebrações do WED começaram em 1972 e tornaram-se um dos principais veículos por meio dos quais a ONU incentiva uma maior consciência mundial sobre o meio ambiente e estimula atenção política e ações efetivas.
Visite o site oficial do WED no www.unep.org/portuguese/wed
Desafio WED 2012
Para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2012, pessoas de todo o mundo foram desafiadas a cadastrar uma atividade que será realizana no dia 5 de junho em comemoração ao WED nowww.wedchalleng.org. O objetivo é quebrar o recorde do maior número de atividades cadastradas nas quatro décadas de história do WED.
Este ano, existe um incentivo extra para o engajamento ambiental.
Cinco carros de baixo consumo de combustível, doados pela Kia Motors, serão entregues aos melhores projetos do Dia Mundial do Meio Ambiente em cada uma das seguintes categorias:
- Pessoas: Maior número de participantes envolvidos em uma atividade WED
- Tema: Tema que melhor sustente o tema oficial da WED 2012: Economia Verde: Ela te inclui?
- Criatividade: Atividade mais inovadora, diferente e divertida do WED
- Buzz: Atividade do WED que faça melhor proveito do poder das mídias sociais
- Impacto: Atividade do WED que resulte na mudança mais real e efetiva.
Para competir, todas as atividades devem ser cadastradas online até o dia 30 de junho de 2012. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de julho de 2012. Maiores informações estão disponíveis no site: www.unep.org/portuguese/wed
Para mais informações e credenciamento de imprensa para o WED, favor entrar em contato com:
Redação PNUMA (Nairobi, Quênia)+254 (20) 762-3088 ou no e-mail unepnewsdesk@unep.org
Amanda Talamonte (Rio de Janeiro, Brasil)+55 (61) 8175 2751 ou no e-mailcomunicacao@pnuma.org

Nenhum comentário: