Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Metas e ações para o futuro sustentável no centro das discussões da Rio+20

Inline image 1
29/05/2012
A menos de um mês para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a terceira e última rodada de negociações informais entre os representantes de governos e os Major Groups para definir o documento final ocorre na sede da ONU, em Nova York, de 29 de maio a 02 de junho.
A intenção desta última rodada é fornecer aos negociadores uma oportunidade adicional para adiantar as negociações, num esforço para renovar o compromisso político e elaborar ações concretas a serem ratificadas no Rio de Janeiro, de 20 a 22 junho.
As negociações informais em Nova York serão uma última oportunidade para um entendimento antes da retomada das negociações na Terceira Reunião do Comitê Preparatório, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 13 e15 de junho.
Na Rio+20, governos, empresas e organizações da sociedade civil são esperadas para lançar ações que farão uma diferença mensurável, levando a uma maior prosperidade, saúde e oportunidades e, ao mesmo tempo, assegurar a capacidade do meio ambiente para atender às necessidades atuais e futuras.
Hora de concentrar no que importa, diz Ban
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos governos a tomada de medidas sobre várias questões globais para o bem das gerações futuras, em recente debate na Assembleia Geral da ONU sobre a Rio+20. “É hora de nos concentrarmos no que realmente importa. É hora de um terreno comum, para o bem do nosso planeta e de nossas crianças.”
Ban destacou áreas-chave nas quais os governos devem tomar medidas na Rio+20: geração de empregos decentes, avançar na segurança alimentar e na agricultura sustentável para acabar com a fome; apoio às ações de acesso universal à energia sustentável, água potável e saneamento; fornecimento de orientações sobre o uso sustentável, gestão e conservação dos oceanos; criação de instituições para apoiar o desenvolvimento sustentável em todos os níveis; e avanço no processo de definição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; além da definição sobre os tipos de instituições internacionais que são necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.
Para o Secretário-Geral da Rio+20, Sha Zukang, “a verdadeira medida de sucesso no Rio serão as ações que a Conferência vai inspirar”. Sha espera que a Rio+20 resulte em um documento de ação política negociada por todos os Estados-Membros da ONU, bem como uma infinidade de compromissos por parte dos governos, empresas e sociedade civil.
Para mais informações sobre a Rio+20, visite www.onu.org.br/rio20
Para participar da maior conversa global sobre O Futuro que Nós Queremos, visite www.ofuturoquenosqueremos.org.br

Nenhum comentário: