Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Navios podem ajudar a diminuir emissões de CO2 com economia de energia

Previsão é da Organização Marítima Internacional, OMI; segundo estudo, até 2020, estima-se uma redução de mais de 150 milhões de toneladas anuais, o que pode mais que dobrar até 2030.

OMI: plano de eficiência energética para navios
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
As Nações Unidas informaram que medidas de eficiência energética, aplicadas pela indústria naval, podem levar a uma grande redução dos níveis de emissões de CO2, o gás que causa o efeito estufa.
Segundo um estudo da Organização Marítima Internacional, OMI, até 2030, o mundo pode eliminar 330 milhões de toneladas de dióxido de carbono. E pouco menos da metade deste valor já deve ser alcançada daqui a oito anos.
Transporte Comercial
As medidas de combate são mandatórias para os que operam navios em todo o mundo. De acordo com a OMI, mais de 90% do transporte comercial é feito através deste tipo de embarcação.
A pesquisa “Avaliação de Medidas de Eficiência Energética para o Transporte Internacional de Navios” foi lançada, nesta segunda-feira, poucos dias antes da Conferência da ONU sobre Mudança Climática, em Durban, na África do Sul.
O novo regulamento sugere que cada navio tenha um plano de gerenciamento de eficiência energética.
Pelas regras da OMI, as medidas para economizar combustível serão aplicadas a todos os navios com mais de 400 toneladas.
O regulamento entra em vigor em 1º de janeiro de 2013.
*Apresentação: Eduardo Costa Mendonca, da Rádio ONU em Nova York

Nenhum comentário: