Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Arquitetura naturalista: Apresentada a primeira floresta vertical

Trata-se de um conceito de uma empresa italiana que pretende a “reflorestação e naturalização” das cidades. O projeto "Bosco Verticale", que será implementado em Milão, envolve a construção de dois edifícios de habitação que incorporarão 900 árvores e incontáveis arbustos.
Foi recentemente apresentado um inovador conceito de arquitetura urbana que envolve a construção de edifícios com a incorporação de numerosos elementos vegetais como os que se encontram nas florestas.
O "Bosco Verticale”, é um projeto da firma de arquitetura Italiana Stefano Boeri Architetti e será implementado em Milão, constituindo a primeira etapa da criação de um cordão verde em redor da cidade italiana.
O  conceito é simples e consiste em  reflorestar e naturalizar  os  centros  urbanos  através  da 
recriação, num edifício, de uma floresta vertical que funcione como “um dispositivo para a sobrevivência ambiental das cidades europeias contemporâneas”, explica Stefano Boeri.
As torres, dois edifícios de 110 e 76 m metros de altura, incorporarão 900 árvores e incontáveis arbustos, que melhorarão o ambiente dos seus habitantes ao filtrar a poluição atmosférica, absorver CO2 e produzir oxigénio, ao mesmo tempo que constituem um revestimento que protege da radiação e da poluição sonora.
Com um orçamento de 65 milhões de euros, o "Bosco Verticale" integrará um sistema de reciclagem de água para irrigar as plantas e células fotovoltaicas que produzirão pelo menos parte da energia consumida na manutenção dos edifícios.
*Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico*
Fonte: www.gizmag.com
Leituras Adicionais
Estação Biológica do Garducho recebe prémio ibérico de arquitectura
Revista "Construção Sustentável", uma contribuição para a construção e planeamento urbano sustentáveis
Documentos Recomendados
Rupturas, imaginarios y utopías: Contribución a la visión CRÍTICA de la arquitectura y la ciudad
O verde como propulsor do desenvolvimento urbano - Exemplos das exposições de paisagismo na Alemanha
crédito:Filipa Alves (19-10-2011)

Um comentário:

Deise Nascimento disse...

No que depender de mim as cidades podem ser totalmente "reformadas", o modelo de cidade atual já está falido, todos sabemos. O trânsito caótico, tudo está insustentável. Mudar a cidade é mudar a qualidade da vida das pessoas.