Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Unesco testa nesta quarta-feira sistema de alertas de tsunami


Objetivo é aperfeiçoar os procedimentos de comunicação de mensagens entre os Centros do Atlântico Nordeste e Mediterrâneo; Portugal, Cabo Verde e Grécia na lista dos 31 países que participam do teste.
Tsunami atingiu o Sri Lanka em 2005


Anelise Borges, da Rádio ONU em Paris.
Nesta quarta-feira, os 31 Estados-Membros da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco participam do primeiro teste geral de comunicação do sistema de alertas de tsunami. Portugal, Cabo Verde, Espanha e Grécia estão na lista dos participantes.
O exercício inclui o envio de mensagens através de email, fax, e do sistema de telecomunicações global do Observatório de Istambul, na Turquia, para todos os centros nacionais e de pontos de alerta de tsunami.
Transmissão Rápida
O objetivo é aperfeiçoar os procedimentos de comunicação de mensagens de alerta entre os Centros do Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e de mares de conexão. Para a Comissão, um sistema rápido de transmissão de informações é crucial.
A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, disse que a catástrofe no Japão demonstrou de forma dramática como os desastres naturais estão aumentando em número e impacto. Segundo ela, isto exige as melhores ferramentas para antecipar riscos. Embora a forte atividade sísmica seja historicamente mais frequente no Oceano Pacífico, a zona nordeste do Atlântico e o Mar Mediterrâneo são regiões propensas a tsunami.
Lisboa
Dezenas de milhares de vítimas e grandes danos atingiram as cidades costeiras da região. Um dos casos históricos foi o terremoto da zona de falha em Açores e Gibraltar e o consequente tsunami que destruiu a cidade de  Lisboa em 1755.
O sistema de alertas de tsunami para o nordeste do Atlântico e Mediterrâneo é um dos quatro sistemas de aviso antecipados regionais que são coordenados pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco. Sistemas semelhantes já existem para os oceanos Pacífico e Índico e para o Caribe.
Um teste mais abrangente de um cenário de tsunami envolvendo a participação dos meios de comunicação vai ser realizado em 2012.

Nenhum comentário: