Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

UIT elogia lançamento do "Dia das Meninas na Tecnologia"

11/04/2011
Iniciativa quer despertar interesse feminino pela tecnologia da informação e carreiras no setor.

Foto: UIT
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A União Internacional de Telecomunicações, UIT, elogiou o lançamento do "Dia das Meninas", que será marcado todos os anos na última quinta-feira de abril.

O objetivo é despertar o interesse de meninas e mulheres pela tecnologia da informação. O dia é também parte da resolução sobre promoção e igualdade de gêneros e do empoderamento das mulheres neste setor.

Carreiras

A Rede Global de Mulheres na Tecnologia da Informação foi desenhada pela UIT para levar mulheres a escolher carreiras na área tecnológica, geralmente reservada a homens.

O empoderamento de meninas e mulheres tem sido um dos temas mais frequentes na agenda das Nações Unidas. No mês passado, um evento do Pacto Global trouxe a Nova York executivas de empresas que priorizam o desenvolvimento feminino.

A representante do Banco do Brasil, Ana Cristina Garcia, gerente da Divisão da Diretoria de Gestão de Pessoas, falou à Rádio ONU sobre o trabalho da instituição nesta área.

Ascensão a Cargos

"Hoje, nós temos 41% do nosso corpo funcional constituído por mulheres. Já temos um número grande de mulheres dentro da empresa. E o nosso trabalho maior é garantir que elas possam ascender aos cargos mais altos. Hoje, nós estabelecemos uma meta para a nomeação de mulheres para cargos os quais temos dificuldade de preencher. Esta meta é de que 25% da nomeação desses cargos hoje sejam feitam para mulheres", explicou.

No início deste ano, foi lançada em Nova York, a ONU Mulheres, uma entidade que reúne quatro agências das Nações Unidas de defesa da agenda feminina. O objetivo é realizar projetos em todo o mundo para ajudar a criar oportunidades de desenvolvimento iguais para mulheres e homens.

Nenhum comentário: