Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Unesco debate uso de aqüíferos subterrâneos compartilhados

07/12/2010

Sede da agência em Paris recebe Conferência Internacional para promover uma gestão sustentável dos recursos.
Sede da Unesco em Paris
Sede da Unesco em Paris
Anelise Borges, da Rádio ONU em Paris.
Aqüíferos subterrâneos são responsáveis por quase 96% da água doce do mundo, um volume 100 vezes maior do que a água doce de superfície. Em zonas áridas ou semi-áridas, são muitas vezes a única fonte de água doce. Esse é o caso da água utilizada na Arábia Saudita, em Malta e na Tunísia, por exemplo.

Atualmente, existem mais de 270 aqüíferos em todo o mundo, 73 nas Américas, 38 na África, 90 na Europa Ocidental e 12 na Ásia.
Conferência Internacional
A conferência da Unesco está sendo organizada em colaboração com a Associação Internacional de Hidrologia e com o Programa das Naçoes Unidas para o Meio Ambiente.
Cerca de 400 especialistas de todo o mundo vão participar do encontro "Aqüíferos Transfronteiriços: Desafios e Perspectivas".
Os debates vão incluir a discussão sobre a eventual adoção de uma convenção sobre os aquíferos transfronteiriços. A proposta será apresentada na próxima sessão da Assembléia Geral da ONU, em 2011.

Programa Hidrológico

O Programa Hidrológico Internacional da Unesco é o único do sistema das Nações Unidas dedicado à educação sobre a água e gestão dos recursos hídricos.

Em 2000, o Conselho Intergovernamental lançou uma iniciativa internacional de gestão de recursos de aqüíferos compartilhados, Isarm, com o objetivo de um inventário global destas bacias e recomendações que prevêem a gestão sustentável dos recursos.
A reunião, de três dias em Paris, termina nesta quinta-feira.

Nenhum comentário: