Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Crie Futuros Iberoamérica, Novos Bancos e Moedas

“Não estamos numa era de mudanças mas numa mudança de Era”
Chris Anderson
Crie Futuros Iberoamérica, Novos Bancos e Moedas
Estamos vivendo tempos de mudanças, em que sistemas que se estruturavam sobre bases exclusivamente econômicas passam também a considerar as dimensões social, cultural e ambiental dos processos. Sinalizando essas mudanças estão as crises financeira e ambiental pelas quais passamos, que indicam a necessidade de mirar o desenvolvimento de forma sustentável, o que significa mudanças de mentalidade e de modelos. Nas novas abordagens de desenvolvimento que surgem nesse momento, os elementos centrais são de natureza intangível: a cultura e o conhecimento.


Essas mudanças impõem a reinvenção da economia, a partir da percepção de que existe uma forte interdependência entre pessoas, grupos, culturas, ambiente, sistemas. Uma economia que se apóie fortemente na cooperação e na ética e que dê conta de gerir recursos de natureza intangível. Uma economia inclusiva, cuja dinâmica venha da relação harmônica entre macro economia de escala e a micro economia de nicho. Uma nova economia que vai necessitar novas medidas, moedas e indicadores.


Nesse cenário surgem indicadores como o FIB, (Felicidade Interna Bruta , em substituição ao PIB) originário do Butão, que está mobilizando o cenário internacional; novos bancos que facilitem a troca de outros valores que não sejam as moedas; e novas moedas, capazes de avaliar (e permitir a troca) entre as várias formas de capital: capital social, capital humano, capital natural, capital cultural.

O Seminário Crie Futuros Novos Bancos e Moedas reunirá pessoas e instituições cujo trabalho no presente já cria futuros desejáveis. Participarão pesquisadores e especialistas internacionais que possuem práticas que se tornaram referência de novos modelos e de abordagem. E que, além de nos contarem sobre suas atividades, vão descrever o futuro desejável para o qual trabalham.


O evento será transmitido pela internet e mesclará participação presencial e virtual (outros países participarão pela web). Contará também com a interação do público e palestrantes que, através das dinâmicas, criarão visões de futuros desejáveis.
Para assistir acesse a home da rede em www.criefuturos.com.br

Nenhum comentário: