Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

domingo, 26 de julho de 2009

Chamada de Contribuições - Experiências na promoção e formação de “valores” Workshop sobre Valores de Vida e Desenvolvimento Humano 10.07.2009 | PNUD


Chamada de Contribuições - Experiências na promoção e formação de "valores"

Workshop sobre Valores de Vida e Desenvolvimento Humano

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está elaborando o próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional. O relatório busca identificar os desafios ao desenvolvimento humano no país e discutir alternativas para o trabalho rumo à superação desses desafios.

Como parte da preparação desse Relatório, o PNUD, junto com seus parceiros, promoveu a Campanha Brasil Ponto a Ponto (www.brasilpontoaponto.org.br). A campanha teve por objetivo definir o tema do RDH. Mais de meio milhão de pessoas em todo o Brasil participaram e escolheram o tema 'Valores', com ênfase nas questões 'educação' e 'violência'.

Os participantes da campanha Brasil Ponto a Ponto, quando falaram de "valores", indicaram uma preocupação com as crenças e atitudes que atrapalham a convivência entre as pessoas na sociedade. O tema educação foi mencionado como algo mais amplo do que a educação nas escolas, o que inclui, por exemplo, uma educação sobre direitos e deveres ou para melhorar a relação entre as pessoas. Por fim, o tema violência apontou principalmente uma preocupação com a violência entre as pessoas, presente no dia-a-dia dos brasileiros. Falou-se muito sobre violência nas escolas, violência doméstica e violência como forma de resolução de problemas.

Para aprofundar a discussão dessas questões o PNUD está organizando nos dias 24 e 25 de agosto de 2009 um Workshop em Brasília. Este workshop abordará uma discussão teórica sobre o tema dos "valores" e sua relação com as áreas da educação e violência. Também buscará identificar e discutir projetos e iniciativas que trabalhem esses temas na prática.

Essa chamada de contribuições está direcionada a organizações (públicas ou da sociedade civil) que desenvolvam projetos ou iniciativas na área de promoção e formação de valores. Especial atenção será dada às práticas que abordem a questão dos valores com os temas de educação e/ou violência.

Durante o seminário, serão discutidas questões como:

- É possível alguma prática mudar os valores, as crenças ou as formas de agir das pessoas?
- Como trabalhar valores de modo local / comunitário?
- O trabalho com valores pode mudar a educação e/ou a violência no Brasil?
- Como trabalhar com valores para melhorar a questão da violência entre as pessoas?
- Como trabalhar a relação entre valores e educação?
Para participar, envie um breve relato (máximo de 2 páginas) da prática desenvolvida pela sua organização, seguindo o formato abaixo.



Se desejar, pode ser enviado junto com o formulário material completar sobre a experiência da sua organização, como vídeos, cartilhas, fotos, etc.

O prazo para o envio das propostas é 31 de julho de 2009. Os melhores relatos serão convidados para apresentar suas experiências no workshop. Todas as despesas de viagem (passagens e estadia) para Brasília serão cobertas pelo PNUD. As melhores apresentações poderão servir de referência para a elaboração do Relatório de Desenvolvimento Humano

Para quaisquer questões ou dúvidas por favor escrevam para Flavio Comim (flavio.comim@undp.org.br) ou Moema Freire (moema.freire@undp.org.br ).

Muito Obrigado.

Equipe do RDH

Nenhum comentário: