Terra ao vivo vista do espaço. Acompanhe o link ao vivo da Estação Espacial Internacional (ISS).

A Terra vista do espaço ao vivo, 24hs por dia; companhe o link ao vivo da Estação Espacial Internacional (ISS).
Broadcast live streaming video on Ustream

Condições atmosfericas em tempo real

Inscrições abertas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Observatório Nacional lança curso a distância sobre Sistema Solar

MCT - 02/06/2009

Astrofísica do Sistema Solar

A Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional (ON/MCT), dando continuidade ao seu projeto de "Ensino a Distância", apresenta, este ano, o curso de "Astrofísica do Sistema Solar", reestruturado, em nível de divulgação científica.

Por que Sistema Solar? Porque nos últimos 30 anos aprendemos mais sobre o Sistema Solar do que a maioria das outras áreas da astronomia. Isto se deve não apenas à melhoria dos detectores e telescópios atualmente existentes nos observatórios terrestres, mas, principalmente, às várias sondas espaciais que cruzaram o Sistema Solar fotografando e realizando experiências científicas ao longo das últimas décadas.

Público não especializado

O curso tem duração de um ano, é constituído de módulos (em número de cinco) e disponíveis para download (formato pdf). É aberto a todo o público brasileiro, mas só os alunos inscritos terão acesso às provas.

Não é necessário qualquer conhecimento prévio de astronomia para acompanhar o curso uma vez que ele está voltado para um público não especializado em ciências exatas. O objetivo é difundir e atualizar o conhecimento científico de todas as pessoas interessadas em astronomia.

Planetas e atmosferas

O primeiro módulo já está disponível. Ele faz um inventário do Sistema Solar, descreve as principais características dos corpos que o compõe, investiga os processos físicos que ocorrem (ou ocorreram) nos planetas e como eles funcionam nas diferentes condições encontradas em cada um desses corpos celestes. Aborda as atmosferas planetárias, a estrutura interna e superfícies dos planetas, os pequenos corpos do Sistema Solar e como este se formou.

As inscrições, unicamente via internet, já estão abertas e serão encerradas em 20 de agosto, véspera da primeira prova. Para maiores informações acesse o site do curso: http://www.on.br/site_edu_dist_2009/site/index_ss.html
Postar um comentário

*

*
Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

*

*

Postagens populares da semana - Veja no rodapé do blog o índice completo de postagens

.

Marcadores - Índice de postagens por ordem alfabética