Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ministérios articulam criação de Agência de Notícias em Ciência, Tecnologia e Saúde

Os ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Saúde (MS) estão articulando a criação de uma Agência de Notícias em Ciência, Tecnologia e Saúde. O anúncio foi feito no dia 19, em São Paulo (SP), por Márcia Motta, do Departamento de C&T da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, durante a reunião conjunta dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

A iniciativa será dedicada à difusão de informações qualificadas e atualizadas sobre a pesquisa científica e tecnológica brasileira, provenientes dos institutos de pesquisa do país, das universidades e outras instituições de ensino e pesquisa.

O projeto conta com os seguintes parceiros: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Confap, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC).

A agência terá uma sede física de pequeno porte em Brasília (DF) e contará com uma rede virtual de jornalistas colaboradores em todos os Estados do país. De acordo com Motta, os profissionais envolvidos na iniciativa estão em fase de formação, sendo capacitados em jornalismo científico. "Hoje estamos investindo na capacitação deles. Eles já foram mapeados e fazem parte de alguns cursos de jornalismo científico, porém atuarão com um viés todo para a informação na área de saúde e estarão nos Estados nos subsidiando", afirmou Motta.

Serão divulgadas notícias sobre a produção de pesquisas no setor. A proposta é que a agência atue de forma descentralizada, cobrindo todo o Brasil. A agência deverá incrementar a qualidade da cobertura de ciência nos vários meios de comunicação de massa, assim como aumentar a presença da pesquisa realizada no país.

O público-alvo é composto por jornalistas brasileiros, latino-americanos e internacionais. No entanto, inicialmente, o material produzido será veiculado apenas em português. A agência contará com um Conselho Deliberativo, com a participação de especialistas e de entidades científicas; de um Conselho Executivo; e de um Conselho Editorial, que estabelecerá os critérios para analisar e classificar o material produzido pelas instituições e assessorias.

Informações sobre as ações do MCT podem ser obtidas no site http://www.mct.gov.br

(Bianca Torreão para o Gestão C&T online)

(Gestão C&T, 840)

Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=64238

Nenhum comentário: