Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

CNC LANÇA CAMPANHA PELOS DIREITOS DO PÚBLICO

Entidade busca apoio junto ao Congresso e a sociedade civil organizada
O público é o único setor da cadeia cultural do audiovisual que não está presente nas diferentes instâncias, institucionais ou políticas, que decidem sobre o desenvolvimento desse setor da cultura no Brasil. Os cineclubes são as únicas organizações que representam o público na esfera do audiovisual. Dos cineclubes, portanto, e do público que representam vai depender o sucesso desta campanha histórica, fundamental e inadiável que estamos empreendendo.

CNC LANÇA CAMPANHA PELOS DIREITOS DO PÚBLICO
Aos cineclubes brasileiros,Conforme todos já estão informados, na Conferência Mundial de Cineclubismo foi deliberado, por proposta do Brasil, que todos os filiados à FICC deflagrem uma Campanha pelos Direitos do Público e por legislações nacionais que contemplem pelo menos os seguintes pontos:1. Os cineclubes são organizações civis, sem fins lucrativos, de natureza educativa, social, cultural e de lazer, que se organizam através do audiovisual com vistas à formação e organização do público e em defesa de seus direitos;2. Enquanto organizações não comerciais, os cineclubes são livres para exibirem todos os conteúdos audiovisuais em circulação no país, sem restrições, notadamente pelo seu caráter educativo e de utilidade pública, não podendo ser enquadrados pela legislação que regula a atividade comercial;3. Para a consecução de seus objetivos, os cineclubes deverão se reunir e se organizar em entidades representativas mais gerais dops direitos do público, e deverão ter aporte de recursos públicos que sustentem o seu funcionamento, por atuarem dentro do universo de ações que compõem o conceito de soberania nacional, estimulando e valorizando a diversidade cultural das nações; e,4. Os cineclubes poderão buscar formas de auto financiamento, como o recebimento de contribuições e doações, bem como a cobrança de taxas de manutenção e funcionamento.Outros elementos podem, e devem, serem acrescentados na construção coletiva de legislação em cada país, respeitando exatamente a diversidade e a soberania das nações.O CNC, inaugura a Campanha pelos Direitos do Público, iniciando as ações em torno dos eixos recomendados. Assim, encaminho ao movimento cineclubista os textos base para o trabalho:
A Carta dos Direitos do Público,
Uma Leitura da Carta dos Direitos do Público, voltada para o esclarecimento e estímulo dos cineclubes O público é o único setor da cadeia cultural do audiovisual que não está presente nas diferentes instâncias, institucionais ou políticas, que decidem sobre o desenvolvimento desse setor da cultura no Brasil. Os cineclubes são as únicas organizações que representam o público na esfera do audiovisual. Dos cineclubes, portanto, e do público que representam vai depender o sucesso desta campanha histórica, fundamental e inadiável que estamos empreendendo.
O público somos nós!Pelos direitos do público!
Antonio Claudino de JesusPresidente
Maiores detalhes : http://cnc.utopia.com.br/tiki/tiki-read_article.php?articleId=260

Nenhum comentário: