Dona Divina

Dona Divina
Um desenho para o mundo novo.

domingo, 5 de agosto de 2007

Um comentário:

Deise Nascimento disse...

CONGRESSO MUNDIAL DE DESENHO – ICOGRADA 2007
Um espaço para o intercâmbio
nos novos tempos
GRANMA INTERNACIONAL/ EDICAO DIGITAL
• COM sede no Palácio das Convenções, teve lugar em Havana (20 a 26 de outubro) o Congresso Mundial de Desenho (Icograda 2007) com a participação de cerca de 400 especialistas de 57 países que analisaram estratégias comuns para que o desenho tenha mudança progressista, com uma posição mais ética e humana.
O Conselho Internacional das Associações do Desenho Gráfico (Icograda), organização mundial não-governamental foi fundada em 1963 com o objetivo de promover através do desenho a solução de problemas globais sociais, humanitários e de hábitat. Possui cargo de assessor do Conselho Europeu, da Unesco, da Unido (Organização da ONU para o Desenvolvimento Industrial) e da WIPO (Organização Mundial de Propriedade Intelectual).
Icograda tem sua sede atual em Montreal e celebra a cada dois anos um Congresso Internacional e sua Assembléia Geral. Esta foi a segunda vez que o Congresso é realizado num país da América Latina e Cuba foi escolhida pelo reconhecimento internacional que ganhou no âmbito do desenho e especialmente do cartaz.
O encontro de Havana foi auspiciado pelo Conselho Nacional das Artes Plásticas e pelo Comitê Prográfica cubana e se tornou um espaço propício para o intercâmbio a respeito de temas recorrentes do desenho a partir da perspectiva dos meios de comunicação, da humanização da informação e da tecnologia.
As sessões de trabalho versaram sobre inúmeros temas conseguindo um debate diversificado e multinacional, propiciado por seus expositores, especialistas de muitos países, entre os quais, África do Sul, EUA, Itália, Reino Unido, Coréia, Argentina, Brasil, Catar e Canadá, que expuseram suas experiências profissionais.
As conferências abordaram tópicos que destacam as potencialidades do desenho gráfico e de seu universo, como o pensamento contemporâneo e a identidade nacional; a cultura indígena ou o desenho, meios de comunicação e de cultura de massas.
O sul-africano Jacques Lange, presidente do Icograda, fez uma intervenção especial para apresentar a norte-americana Paula Antonelli, que intitulou sua conferência de "O desenho é a humanização da informação e da tecnologia para melhorar a condição humana".
Interesse e debate suscitaram as conferências "Desenho, mídia e cultura de massas", oferecida por Omar González (Cuba); "O pensamento contemporâneo sobre a identidade nacional", por Ric Grefe (EUA); "Desenho de letras na América Latina", de Rubén Fontana (Argentina); "A cultura aborígine como cultura viva", de John e Ros Moriarty (Austrália); "As linguagens do cartaz: imagens de solidariedade", de Richard Frick (Suíça) e "A paixão de Cuba pelos cartazes: ontem e hoje", de Jorge Bermúdez (Cuba).
Momentos especiais do Congresso foram a abertura de várias exposições, as quais propiciaram o diálogo público-produtores gráficos, um dos objetivos do Congresso.
O Museu Nacional das Belas-Artes inaugurou duas importantes mostras: Cartazes pela Diversidade Cultural e Imagens do Cinema, com a presença de Lange, do cineasta Julio García Espinosa e da diretora do Museu, Moraima Clavijo. Esta exposição no Edifício de Arte Universal reúne 103 obras de uma centena de desenhistas e constitui uma oportunidade sem precedentes para aproximar-se das inúmeras estéticas dos cinco continentes.
Reconhecidos autores do desenho gráfico, como o japonês Shigeo Fukuda, a norte-americana Paula Scher e o cubano Eduardo Moltó, expõem ali suas produções mais recentes.
Cartazes... contou com o auspício do Escritório Regional para a América Latina da Unesco e com a colaboração do Conselho Internacional das Associações de Desenho Gráfico e seu curador foi o cubano Héctor Villaverde.
A segunda mostra, Imagens do Cinema, no Edifício de Arte Cubana, agrupa a obra de um dos maiores representantes dos produtores de cartazes cubanos de todos os tempos, Eduardo Muñoz Bach. Nela se podem apreciar mais de cem cartazes do artista produzidos entre 1960 e 2001; entre eles, o único exemplar que se conserva de Histórias da Revolução, primeiro filme cubano produzido depois do triunfo de 1959. Trata-se de cartazes originais, da primeira tiragem feita pelo Oficina de Serigrafia do Icaic e alguns dos esboços que funcionaram como matrizes desses cartazes. Sara Vega e Fabián Muñoz foram os curadores da mostra.
Outras exposições são: na Casa das Américas, Cuba Gráfica; no Convento de São Francisco, Cartazes de Rico Lins (Brasil) no Claustro Sur; e Cartazes Chineses, no Norte; no Centro de Desenvolvimento das Artes Visuais, Cartazes do México; na Galeria da Biblioteca Rubén Martínez Villena, Cartazes de Niklaus Troxler (Suíça) e na Biblioteca Nacional José Martí, Che 1967-2007, cartazes-homenagens (nesta coleção desenhista gráficos e artistas visuais de Barcelona, Bogotá, Cidade do México, Chiapas, Puebla e San Luis de Potosí).
O Congresso Mundial de Desenho (Icograda 2007) em Havana mostrou, uma vez mais, as potencialidades do desenho gráfico e seu universo. Os debates continuam até 2009, quando Icograda se reunirá na China, com o tema Mensagem & Cultura. (Mireya Castañeda) •